Os 10 passos da cosmética coreana

   Para cuidar da pele e mantê-la com óptima aparência vai além de uma rotina de 10 passos ou de produtos específicos. O principal objectivo dos cuidados com a pele é a hidratação. Uma pele bem hidratada é uma pele saudável, sem manchas, radiante e com aparência menor de poros e linhas finas. 

Nesta rotina, o paradigma também é diferente: encarar a pele como o que ela é o maior órgão do corpo humano, e respeitá-la, cuidar dela como se cuida do resto da saúde.  

Os nossos produtos são, em sua maioria, muito suaves. E cada passo (com seu produto) tem uma função bastante específica. É justamente esta sobreposição, numa ordem correta, que faz com que a rotina funcione.

10 passos da cosmética coreana

 uma pele hidratada é uma pele saudável...

 Limpeza

A limpeza é tão importante para que os demais produtos funcionem, se deve limpar  o rosto duas vezes em sequência. É double cleansing, que mesmo utilizando produtos suaves promete uma limpeza profunda.

 

Passo 1 Limpeza com Óleo

Para quem não conhece os produtos de limpeza à base de óleo pode não fazer sentido ter de aplicar óleo no rosto, mas a verdade é que somente o óleo é capaz de remover com eficiência, sem agredir a pele, certas impurezas. Uma espuma de limpeza sem óleo, à base de água, não consegue eliminar totalmente resíduos oleosos da pele.

 Como fazer?

 Ainda com a pele seca, aplique uma pequena quantidade do produto em cada bochecha, na testa, nariz e queixo. Com as mãos secas, faça movimentos circulares suaves no rosto. O produto, com o calor das mãos, começa a derreter e vira, um óleo mais fluido. Massaje mais um pouco. Molhe as palmas das mãos e massaje mais. Em contacto com a água, o óleo se transforma num creme leitoso bastante fluido e  fácil de enxaguar.

Passo 2 limpeza com espuma

Seguir uma rotina de limpeza que utiliza um produto oil-based e um produto water-based em sequência é a melhor forma de eliminar com eficiência o máximo de impurezas, incluindo aquelas que causam irritação e deixam a pele vermelhinha.

Como fazer?

Com o rosto já molhado (depois de lavar ligeiramente a limpeza oil-based com água morna), faça uma espuma na palma das mãos com o seu produto de limpeza. Quando a espuma estiver formada, aplique-a sobre o rosto com movimentos circulares e suaves. Massaje durante 1 ou 2 minutos e lave. Quando for secar o rosto, simplesmente pressione a toalha contra a face, umas 2 ou 3 vezes.

 

Passo 3 Esfoliar

(Este passo não é para fazer todos os dias) 1 ou 2 vezes por semana

 A terceira etapa desta rotina é a esfoliação, que é o meio pelo qual se removem as células mortas da superfície da pele contribuindo, assim, para o processo de renovação celular. A esfoliação também ajuda a reduzir a aparência dos poros e prevenir pontos negros e espinhas.

Existem 2 tipos de esfoliação:

  • A mecânica, que deve ser a mais conhecida, é aquela onde usamos algum meio físico para fazer a esfoliação, como os grãozinhos presentes nos cremes para este propósito, ou mesmo uma bucha vegetal. 
  • A química ocorre quando um ingrediente, normalmente um ácido, é responsável por “quebrar” a ligação entre as células mortas e a superfície da pele e, assim, removê-las. Este procedimento é chamado, também, de peeling.

 Como fazer?

Para os mecânicos, só é preciso aplicar no rosto húmido, esfregar um pouquinho e lavar. Para os ácidos de esfoliação química, é preciso aplicar e esperar um tempo para remover (e precisa remover todo o produto, sem deixar vestígio, caso contrário, os ácidos continuam agindo). 

Passo 4 Tónico

Tem la função de restaurar o pH da peleesta função é importante  é indispensável, porque se a pele estiver alcalina não vai aproveitar os benefícios da hidratação que vem a seguir. 

Como fazer?

Pode aplicar de duas formas:

  • Humedeça bem um algodão – ou pads de remover maquilhagem – e vá pressionando, de leve, no rosto. Não esfregue o algodão, o produto deve ser depositado e não esfregado. Aplique no rosto inteiro – inclusive área dos olhos – e pescoço;

ou

  • Coloque algumas gotas generosas do produto numa mão. Coloque a palma da outra mão sobre esta para humedecer e pressione, de leve, as palmas das mãos contra as bochechas. Depois das bochechas, dê leves pressionadas no resto da face até que tenha tonificado o rosto inteiro.

 

Passo 5  Essência

 A essência potencializa o processo de hidratação ao garantir uma hidratação leve e inicial à pele, mas muito eficaz graças à sua textura aquosa e seus nutrientes. E é por causa desta hidratação inicial que ela melhora a comunicação entre as células da pele aumentando, assim, a eficiência dos produtos que vêm a seguir.

Como usar?

Coloque algumas gotas generosas do produto numa mão. Coloque a palma da outra mão sobre esta para humedecer e pressione, de leve, as palmas das mãos contra as bochechas. Você precisa sentir que está depositando o produto no rosto. Encoste as mãos com o restante do produto na área dos olhos e, depois, no pescoço. Por último, com pouquinho produto, aplique na zona T.

     

    Passo 6  Serum ou Ampola

    Nesta etapa se atacam problemas específicos da pele, a ampolas são líquidos espessos, bastante concentrados, que vêm normalmente num frasco com um conta-gotas. Como ele é muito concentrado, normalmente uma ou duas gotas bastam para aplicar no rosto inteiro. Os séruns, A diferença que é a ampola tem uma concentração ainda maior de nutrientes.

    Como usar?

    Um sérum ou uma ampola são apresentados, normalmente, em frascos de vidro com um conta-gotas. Se for este o caso, provavelmente de 2 a 3 gotas de produto aplicadas directamente na pele bastam para ser espalhadas no rosto inteiro. 

     

    Passo 7 Mascara Hidratante

    Trata-se de uma máscara de poliéster ou de hidrogel que vem em embalagens individuais embebidas na solução hidratante. É um boost de hidratação perfeito para quando a pele está precisando de uma ajuda de emergência, para antes de uma maquilhagem mais elaborada ou, simplesmente, para fazer seu papel nesta rotina e ajudar a equilibrar e manter a hidratação pela qual se batalha tanto aqui.

    Também existem máscaras pontuais: para área sob os olhos, para bochechas, testa, boca, as dobrinhas da lateral da boca até o nariz, para pescoço, etc

    Como usar?

    A máscara de hidratação deve ser utilizada uma ou duas vezes por semana sempre depois da essência ou, do sérum. O tempo de utilização varia dentre as máscaras, mas elas sempre requerem, no mínimo, 10 minutos de aplicação.

    Abra a embalagem e retire cuidadosamente a máscara, desdobre com cuidado e posicione sobre o rosto. Passado o tempo, retire a máscara e, antes de tira-la fora, você pode aproveitar o resto da solução hidratante que ficou nela (ou mesmo no pacote) e aplicar no rosto e pescoço. Massaje até que a sobra de produto seja absorvida pela pele. 

     

    Passo 8  A Hidratação da área dos olhos

    A pele em torno dos olhos é mais fina e mais delicada do que no resto da face e bastante susceptível às linhas finas, bolsas e marcas arroxeadas de cansaço ou olheiras. 

    Como usar?

     Com a pontinha do dedo (preferencialmente o dedo anular para empregar menos força), deposite pontinhos de creme na área sob os olhos, dê uma espalhadinha rápida e bem de leve e para que o produto seja absorvido. Com mais um pouco de produto, faça, agora, movimentos circulares em volta de todo o olho (inclusive pálpebra superior), evitando passar perto demais da linha de água para não causar irritação.

     

    Passo 9 A Hidratação do Rosto

    Além do creme hidratante convencional e das máscaras de hidratação, uma vez por semana é recomendado utilizar o sleeping pack. Trata-se de uma máscara para ser utilizada enquanto dormimos. É um hidratante, que deve ser aplicado em abundância no rosto, espalhado, e então ele é absorvido e não deixa excessos. Este tipo de produto e garante uma hidratação intensa durante o sono, o que faz dessa a melhor hora para fornecer nutrientes e vitaminas para as células. A máscara é retirada pela manhã durante a etapa de limpeza da pele.

    Os coreanos utilizam, dois hidratantes em sequência: a emulsão, que tem uma fórmula mais leve, e um hidratante mais potente por cima. Esta dica aumenta a eficácia da hidratação e é seguida não só no oriente, mas indicada por esteticistas no ocidente também.

    Como usar?

    Coloque pontinhos de creme nas bochechas, testa, nariz e queixo. Aproveite este momento para massajar o rosto, sempre com movimentos ascendentes, partindo das laterais do queixo em direcção às laterais dos olhos, sempre subindo, nunca o contrário. No nariz, parta do centro para os cantinhos. Na testa, parta do centro para as laterais.

    Se for usar mais de um hidratante, aplique o mais leve primeiro. Dê umas batidinhas para que ele seja absorvido e, em seguida, aplique o mais espesso.

    Uma vez por semana, substitua o creme hidratante diário pelo sleeping pack. Não aplique na área em torno dos olhos.

    Passo 10 Protecção solar

     O protector solar é o mais importante da rotina diurna. Além da questão do cancro de pele, o sol é responsável por manchas e pelo envelhecimento precoce da pele. Se você não vai sair, mas estiver perto de uma janela, use protector. E o protector tem de ser re-aplicado durante o dia.

    A atenção deve ser redobrada se você passou por um processo de peeling químico ou se esfoliou a pele. A pele fica mais frágil e exposta após estes procedimentos.

    Além do protector solar, várias maquilhagens (como os BBs creams ou as bases cushion) são “equipadas” com FPS alto (50 é mais comum), o que faz delas um óptimo produto para o retoque do FPS ao longo do dia.