Limpeza e cuidados da pele Mista

A pele mista possui oleosidade excessiva na chamada zona T (testa, nariz e queixo). Nesta região, os poros apresentam uma dilatação maior. No restante do rosto, a pele apresenta características de desidratação, ou seja, é seca.
A pele mista apresenta desequilíbrio na hidratação e produção de glândulas sebáceas. A pele possui uma espessura fina, cor rosada e apresenta rugas finas e precoces com tendência à descamação. Em certas regiões (secas), faz-se necessário um cuidado maior com a hidratação.
Por ser o tipo mais comum de pele, as indústrias de cosméticos já desenvolveram produtos específicos para esse tipo de pele, ou seja, produtos de dupla acção: hidratam onde a pele é seca ou normal e controlam o brilho onde ela é mais oleosa.

Os sinais de uma pele mista a oleosa:
- Poros dilatados
- Brilho geral ou localizado na Zona-T (fala-se então em pele mista)
- Pontos negros e pontos brancos
- Borbulhas vermelhas ocasionais

A DESMAQUILHAGEM: UMA ETAPA-CHAVE PARA TER UMA PELE BONITA
No dia-a-dia, desmaquilhe, limpe e liberte a sua pele de quaisquer vestígios de maquilhagem e das impurezas associadas à poluição acumuladas durante o dia. Opte por texturas aquosas (gel de limpeza desmaquilhante, água micelar) formuladas a partir de activos especificamente pensados para as peles mistas a oleosas.
Para limpar bem a sua pele, lave o rosto com água morna — a temperatura mais alta serve para abrir os poros e ajudar da remoção da sujeira. Em seguida, aplique uma loção com movimentos circulares. O ideal é que o produto seja líquido para facilitar a aplicação e gerar melhores resultados. Por fim, lave a pele com água fria.

 

 HIDRATE A SUA PELE MISTA A OLEOSA COM TEXTURAS LEVES
Ao acordar, proteja a sua pele das agressões exteriores e hidrate-a com um creme de dia matificante ou purificante com uma textura leve, enriquecido com activos que actuam no excesso de sebo e nas imperfeições ocasionais como as borbulhas ou os pontos negros recorrentes.
O ideal é que a hidratação seja feita duas vezes por dia. Para optimizar o seu tempo, vale usar um hidratante com protector solar. Na hora de escolher o produto ideal, certifique-se que o ele não contém óleos na sua composição (os famosos oil free) nem activos comedogênicos — substâncias que favorecem o surgimento de espinhas e cravos, como a manteiga de cacau e o óleo de oliva, por exemplo.
Separamos uma lista de componentes que um bom hidratante deve conter. São eles:
Derivados da camomila
Ácido hialurônico
Chá verde
Extrato de hamamélis
Esses componentes possuem acção calmante e ajudam a controlar a oleosidade da zona T.

OS EXFOLIANTES PARA PELES MISTAS A OLEOSAS
Esqueça os cuidados demasiado irritantes (exfoliantes de grão grosso) ou abrasivos (à base de sabão ou álcool) sob pena de obter o efeito contrário: a pele defende-se, desequilibra-se e produz ainda mais sebo.
Opte então por exfoliantes enriquecidos com AHA (exfoliante com ácido de frutas) ou um exfoliante enzimático a ser aplicado local ou pontualmente. Se a sua pele apresentar borbulhas inflamadas ou dolorosas, opte por cuidar da sua pele sem a agredir com um exfoliante sem grão
Para completar a sua rotina de cuidado especial para peles mistas a oleosas e atuar em profundidade, aplique o sérum

Máscaras faciais
As máscaras de argila são ideais para remover a oleosidade da pele. Esse procedimento pode ser realizado a cada 15 dias.
Outras sugestões de máscaras hidratantes:


Protetcor solar
Os raios solares são os principais causadores das rugas e linhas de expressão. Isso acontece porque eles são capazes de destruir o colageno, uma proteína que confere elasticidade e firmeza à pele. Além disso, os raios solares podem provocar manchas e o tão temível câncer de pele.
Sendo assim, é importante que você tenha dois tipos de hidratante: um com factor de protecção contra raios solares e outro mais simples (que pode ser usado à noite). Esse tipo de cuidado evita que você passe muitos produtos na pele — sem abrir mão da sua saúde.
A escolha do protector solar deve acontecer da mesma forma que a escolha do hidratante. Procure adquirir produtos que não contenham álcool ou óleos. Além disso, protetores com texturas mais leves são absorvidos com mais facilidade.

Maquilhagem
A maquilhagem não deve ser vista como uma vilã. A ideia de que a maquilhagem entope os poros da pele tem uma certa lógica, mas já existem produtos de alta qualidade que evitam esse tipo de situação e, inclusive, são recomendados pelos dermatologistas.
Os cuidados com a pele mista são necessários para manter a sua pele sempre bonita e saudável.

 

Se você gostou das nossas dicas e sabe de mais alguns truques para controlar a oleosidade e evitar o ressecamento da pele mista, deixe um comentário!

 

Visite a nossa loja online www.misshaportugal.eu


Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos